Tendo conseguido coexistir com os humanos, o lince ibérico sobreviveu em números razoáveis até ao início do século XX. Tinha bastante área disponível para habitar e era tolerado pelos agricultores porque reduzia o número de coelhos, impendindo que se tornassem uma praga. Actualmente o habitat e os coelhos desapareceram. O lince ibérico é uma das 10 espécies mais raras da Europa e o felino mais ameaçado do mundo.
Wednesday, February 10, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
7 comments:
Um animal extraordinário. Juntamente com o lobo ibérico uma das espécies que está a desaparecer no nosso país.
O lince ibérico é o carnívoro mais ameaçado da Europa eo felídeo mais ameaçado do mundo, e tudo isto acontece em Portugal, sem que haja verdadeiramente um plano de acção, nem verbas que permitam inverter esta tendência.
Talvez reintroduzindo as lebres, e coelhos do mato, o numero de linces possa multiplcar
Não desanimemos! Com a a ajuda espanhola, há esperança que o lince ibérico não desapareça. No Algarve tenta-se a salvação desta espécie e estou a torcer pelo sucesso, acima de tudo por ser uma pena a sua extinção e também por ser um animal que conheci em criança, dado o seu habitat natural em Portugal (Serra da Malcata) ser numa região próxima da da minha infância. Esperança na sobrevivência de tão belo animal!
Eu fiz um trabalho sobre o lince-ibérico. As principais causas da sua extinção são o desaparecimento progressivo dos coelhos, atropelamentos, utilização de armadilhas e caça ilegal, ou seja, devido às actividades dos seres humanos.
As culturas de pinheiro e eucaliptos que vieram substituir as matas, em conjunto com a redução significativa do número de coelhos-bravos, principal alimento do lince-ibérico fazem com que esta espécie seja das mencionadas quando se fala em espécies em extinção na Península Ibérica.Estes "alertas" em relação à diminuição da biodiversidade são, sem dúvida importantes!
Cecília Duarte
Como referenciaram o lobo ibérico decidimos colocar aqui no blog informações sobre o mesmo. Obrigado pelos incentivos, faremos tudo para melhorar!
Post a Comment