O Lobo (Canis lupus, Linnaeus 1758) é um mamífero da família dos canídeos. Carnívoro de grande porte (apenas ultrapassado na Europa pelo urso pardo) é o canídeo selvagem de maiores dimensões da actualidade. Outrora abundante e com uma grande distribuição territorial, encontra-se hoje confinado a uma pequena porção do seu território ancestral.
O Lobo é um animal generalista na selecção de habitat dependendo essencialmente da disponibilidade de alimento e atitudes humanas. Apresenta grande capacidade de adaptação ocorrendo em praticamente todos os habitat do hemisfério norte. O espaço utilizado por uma alcateia varia consoante a disponibilidade e abundância de presas.
Este superpredador apresenta uma variedade de subespécies (32) com características e problemáticas próprias. O Lobo Ibérico (Canis lupus signatus Cabrera 1907) é a subespécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal possui o estatuto de conservação de espécie Em Perigo (EN) sendo considerada prioritária. São diversas as ameaças à sua conservação no nosso país, das quais se destacam a escassez de presas selvagens, desaparecimento da vegetação autóctone, fragmentação de habitat por implementação de grandes infra-estruturas, conflitos de diversa ordem com o Homem.
No comments:
Post a Comment