Thursday, March 11, 2010

Desflorestação na Ásia

A perda contínua de florestas asiáticas é um resultado de vários elementos. Uma combinação de má gestão e corrupção por parte do governo aliada à evolução económica, são as principais causas da desflorestação neste continente.
São já numerosos os países asiáticos que sofrem com este problema: Índia, Bangladesh, Tibete, Laos, Sri Lanka, Filipinas, Camboja, China, Japão, Malásia, Paquistão, entre muitos outros. As causas e as consequências que este problema trará a estas regiões é practicamente igual a todos, portanto vamos aprofundar apenas uma dessas regiões.

China

A China é uma das nações mais saudáveis do mundo a nível ambiental, mas o desflorestamento neste páis tem vindo a tornar-se um grande problema, e que infelizmente está a ser totalmente desconsiderado.

A principal causa do desaparecimento das florestas na China é a produção de madeira comercial, como com a província de Heilongjiang, que produziu 465 milhões metros em apenas 37 anos. Outro colaborador é corte e a queima para a agricultura. Este tipo de agricultura chega a destruir 62.000 hectares. Outros 6.000 hectares foram removidos para o cultivo de bichos da seda e cogumelos e para carris ferroviários, estradas e linhas de alta tenção. Embora todos os sinais estejam lá (ex: inundações do rio Yangtze), o governo não está a tomar medidas suficientes.









No comments:

Post a Comment