Sunday, January 31, 2010

EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES





Mais de 800 espécies de animais e plantas foram extintas nos últimos cinco séculos e actualmente há cerca 17 mil espécies em vias de extinção, de acordo com um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Os anfíbios são as espécies de animais que mais têm sido afectadas por alterações climáticas e que mais se têm extinguido.

Estima-se que 70% de todas as espécies de anfíbios vão desaparecer por conta das mudanças climáticas, e, consequentemente, a falta de habitat, sendo que, na América Latina, esse número sobe para 75%. De acordo com pesquisas, cerca de 120 espécies já desapareceram do planeta.

Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem.Em todo o Mundo, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. Os coleccionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia são o principal mercado consumidor. É o terceiro maior negócio em contrabando depois das drogas e das armas.Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.







No comments:

Post a Comment